Prazer, eu sou a Katherine!

Oi Maravilhosa!

Vou te contar um pedacinho da minha história.

Eu sou psicóloga graduada na Universidade Autónoma de Lisboa, especializada em Psicoterapia  Sistêmica, com certificação em Coach Sistêmico e Traços de Caráter, palestrante, atuando como psicoterapeuta e mentora  de mulheres. 

Com uma história de 20 anos na moda, Miss Brasil-Portugal 2010, modelo curva e, há 10 anos recuperada da Bulimia, hoje o foco do meu trabalho é treinar mulheres na aceitação do corpo e ensina-las a viver em paz com o espelho!

Minha história...

Minha história começa em um cenário clássico de separação: meus pais se divorciaram quando eu tinha apenas 4 anos, e minha mãe mudou de cidade. Como filha única desse casal, cresci sem a presença constante do meu pai. 

Sempre fui considerada uma menina com uma “personalidade forte”, cheia de opiniões e curiosidades sobre o mundo. Minha mãe, com afeto e um toque de humor, me chamava de “selvagem”, uma referência carinhosa ao meu espírito “indomável” — como gosto de me referir.

Nascida no Brasil, percebi cedo que precisaria conquistar meus sonhos por conta própria. Aos 13 anos iniciei minha jornada empreendedora: criei o meu próprio serviço de manicure. 

Aos 14 fui descoberta por um olheiro de uma agência de moda nas ruas de Governador Valadares MG, o que me conduziu naturalmente para uma nova profissão: modelo. Rapidamente me tornei conhecida por minha ousadia e capacidade de conectar e compreender as pessoas.

Desde a infância  já manifestava interesses únicos: adorava assistir a programas de empreendedorismo, devorava livros de história, filosofia e biografias. Mme deleitava em momentos de introspecção escrevendo poesia, tocando piano, ouvindo rock ou música eletrônica.  Lembrando que tudo isso se passou antes da internet e redes sociais. 

Essa combinação de extroversão e introspecção  sempre me definiu de uma forma “estranhamente complexa” (diziam meus amigos).

Aos 19 anos mudei-me para Portugal com minha mãe. Aos 24, fui coroada Miss Brasil-Portugal 2010, e explorei o mundo das artes, atuando em peças de teatro, novelas, filmes e comerciais de TV. No entanto, aos 28 anos, mesmo com uma carreira aparente de sucesso, eu me sentia profundamente infeliz e total insatisfação com meu próprio corpo. Apesar de uma aparência padrão e de estar nas revistas, eu me via com desprezo  e me maltratava de diversas formas, incluindo dietas restritivas severas.
Foi então que descobri o movimento Body Positive e as modelos Plus Size.

Assim, abandonei os remédios para emagrecer e abracei minha jornada de autoaceitação, realizando um ensaio fotográfico que marcaria o início de uma nova era na minha história: a  verdadeira Katherine Oletriz. 

Logo iniciei a faculdade de psicologia. Comecei a escrever um blog com um foco em saúde mental feminina e aceitação corporal. E foi aqui que descobri o movimento Body Neutrality, que me libertou ainda mais profundamente! E enquanto isso, seguia minha carreira como modelo curvy e atriz.

Durante as minhas pesquisas e estudos, ainda na faculdade, descobri que o que eu vivia desde os 14 anos tinha nome: transtorno alimentar BULIMIA. E assim mergulhei ainda mais fundo na busca por autocompreensão e cura. 

Durante a graduação, iniciei o meu primeiro estágio em uma empresa de RH altamente especializado em tecnologia. “Nada a ver”, você pode estar pensando, (e você tem alguma razão). Eu ainda estava na fuga do que eu sabia que precisava fazer. A profundidade da relação com o corpo ainda me assustava.

E segui a carreira corporativa em tecnologia por 7 anos, em paralelo com as artes. Até tentei resistir por algum tempo, mas o que eu chamo de “propósito” foi muito mais forte. Não dava para ignorar o chamado das mulheres nas minhas redes sociais. E comecei a me preparar para fazer mais uma transição de carreira: de Modelo-Miss-Atriz-Corporativo para o Treinamento e Psicoterapia.

Decidi trabalhar somente com mulheres. Me especializei e estudei muito para entender a socialização, o universo feminino nas diversas culturas e o impacto da aceitação do corpo.

 

Foquei a minha linha de estudo em filosofia, sociologia e psicologia da saúde mental da mulher. E nesse caminho eu encontrei a mulher que hoje reconheço integrada na sua biografia, totalmente inteira na sua identidade e, como desde criança, indomável!

Formada em psicologia pela Universidade Autónoma de Lisboa, especializada em Psicoterapia Sistêmica, há 10 anos totalmente recuperada de 20 anos de transtorno alimentar, hoje o meu trabalho é segurar a sua mão, te treinar e te acompanhar na sua própria jornada da autoaceitação.

Como  nômade digital vivendo  em diferentes países, descobri na prática como essas questões do corpo e autoestima transcendem culturas e atingem mulheres de todas as idades.

Minha missão é clara: ajudar e empoderar mulheres a se reconciliarem com seus corpos, entendendo os danos que a pressão estética pode causar. E assim, buscar equilíbrio do cuidado estético, mental e emocional para, enfim, refletir a sua individualidade e autêntica beleza!

Vamos, juntas, viver em paz com o espelho? 

Na Mídia

Vem conhecer um pouco mais a minha jornada em Portugal!